Entre os dias 19 e 21/04/2023 a IndustriAll Global Union realizou uma Oficina de trabalho e planejamento com os sindicatos do Setor de Papel e Celulose da América do Sul, com a participação do Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e Peru. Representando o setor de papel da CUT Brasil estavam presentes: Lucineide Varjão – Vice presidenta da Industriall Global Union, Márcio Cruz – Secretário do Setorial Papel – CNQ, Gilene Pinheiro – Secretária Geral do Sindicelpa – Bahia e Antony Dantas – Presidente do Sindicelma – Maranhão.

A atividade aconteceu no Uruguai com a colaboração solitária do Sindicato ACV-CSC da Bélgica, e trouxe como proposta de trabalho a construção de um panorama da situação sindical do setor de celulose e papel na América Latina, prospectando a visão geral de cada sindicato participante sobre suas realidades locais.

Temas como transição justa, diálogo social, desenvolvimento sustentável e gênero nortearam os debates na construção de propostas que pensam os impactos das novas formas de trabalho e os desafios para o futuro dos trabalhadores e trabalhadoras do setor de celulose e papel.

Durante a sua exposição, Gilene Pinheiro falou das questões de gênero no mundo do trabalho, chamando atenção de que o movimento sindical tem que ter compromisso ético e político com a superação das estruturas que oprimem, discriminam, excluem e matam mulheres trabalhadoras todos os dias.