Nos dias 8 e 9/03/2023, aconteceu o Encontro Nacional de Lideranças Sindicais Papeleiras, evento organizado pelo Movimento Nacional dos Papeleiros e Papeleiras (MPAPEL), que contou com a presença do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho e diversos parlamentares, e teve como objetivo unificar as pautas e ações das organizações sindicais da categoria.

Lideranças dos sindicatos das cinco regiões do país debateram os problemas da categoria, construíram uma pauta nacional dos Papeleiros e Papeleiras com uma série de reivindicações que buscam corroborar com o debate nacional sobre relações de trabalho e representação sindical com base nas experiências do setor e protocolaram no Ministério do Trabalho.

Entre os pontos levantados temos: Práticas antissindicais, condições precárias de trabalho, dificuldades em ampliar as conquistas em acordos e convenções coletivas, escassez de recursos humanos e financeiros, desigualdade de gênero entre outros.

Representado o Sindicelpa estavam presentes: Gilene Pinheiro – Secretária Geral e Luciano Gomes – Diretor de Assuntos Jurídicos.