48A Veracel celulose mostra mais uma vez descaso com as causas dos trabalhadores. O Sindicato da categoria papeleira no estado da Bahia o Sindicelpa, já fez inúmeras rodadas de negociações inclusive com uma mediação na delegacia regional do trabalho, visando celebrar o acordo coletivo de trabalho que tem data base em 1º de novembro 2012. A proposta da empresa foi levada para apreciação da categoria em assembléias entre os dias 02 a 05 do mês corrente e a proposta foi reprovada pelos trabalhadores, que aprovaram o indicativo de greve, sugerido pelo sindicato. Na tentativa de fechamento do acordo as partes concordaram com mais duas rodadas de negociação na primeira reunião a veracel mudou a proposta de reajuste salarial de7%, para 7,4% e não avançou nas demais cláusulas, principalmente no prêmio de férias que é uma bandeira de luta dos trabalhadores na veracel, clausula esta que o sindicato já consta em acordos fechados com varias empresas do setor no estado. Os funcionários da Veracel, indignados com a situação de descaso com que a empresa tem conduzido as negociações que já duram cinco meses, autorizaram o sindicato a fazer os tramites legais para entrarem em greve, só desta forma a veracel, que através do seu diretor alardeia por todo lugar que passa, propagandeando que a veracel é uma das produtoras de celulose com o menor custo operacional do mundo, é no mínimo pra ter mais respeito com os trabalhadores. As estatísticas reafirmam o crescimento do mercado de celulose no Brasil e no mundo em 2013 e o recorde de produção na Veracel em 2012, não condiz com as alegações feitas pela empresa para não promover melhorias significativas nas negociações.

Todos a greve, somos nós que produzimos, queremos nossa parte.