biorrefinariasNos dias 24 e 26 de setembro, em Brasília, DF, acontecerá o II Simpósio Nacional de Biorrefinarias. As biomassas que podem ser usadas como matérias-primas serão debatidas na mesa-redonda coordenada pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única).

“Até poucos anos, a cana servia apenas para a produção de açúcar. Hoje, falamos em etanol de segunda geração derivado de seu bagaço”, pontua o consultor de emissões e tecnologia da entidade, Alfred Szwarc.

Para o consultor da Única, o evento é uma oportunidade de divulgação do conceito de biorrefinaria, que até então era restrita aos pesquisadores. “É um espaço que permite colocar as idéias de forma bem estruturada à sociedade e chamar a atenção para o que a agroindústria pode oferecer”.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site até 19 de setembro. Além disso, no dia 24, primeiro dia do evento, também haverá inscrição no local.

Promovido pela Embrapa Agroenergia em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e a Sociedade de Engenharia Química e Biotecnologia da Alemanha (Dechema) e com o apoio institucional da Única, o simpósio tem o objetivo de identificar o setor, colocar desafios e propor soluções novas para a cadeia de biomassa para que os setores agroindustriais, de bioenergia, de química e química fina e de papel e celulose trabalhem, cada vez mais, na lógica das biorrefinarias.

Fonte: Jornal Agora MS