bsc01A BSC- Bahia Especialty Cellulose está disposta a terceirizar toda manutenção e enfrenta resistência do sindicato e dos trabalhadores. O conceito da terceirização ou "outsourcing" significa entregar a terceiros as atividades que não constituam "atividade fim" de um negócio, aumentando a qualidade e, reduzindo custo operacional.
"Mas o conceito que mais se encaixa na terceirização é precarização de mão de obra, redução de salário, direitos, benefícios e mais acidentes".

A BSC está tomando com o base o projeto de lei, que tramita no congresso nacional, (PL)4330/2004, do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), "Dono do grupo biscoitos MABEL" que libera a terceirização na atividade fim, (e atividades preponderantes das empresas) e encontra grade resistência da maior central do Brasil e da America latina a CUT, da qual o Sindicelpa é filiado. Este projeto pretende demolir os direitos trabalhistas dos trabalhadores (as) públicos e privados.
Segundo informações da diretoria da BSC em reunião com o sindi cato no dia 26/06/2013, pretende passar a gestão de manutenção para a empresa prestadora de serviço "Sindus ANDRITZ Ltda" apartir de 01/08/2013, disse ainda que primeiro vai terceirizar todo o quadro de gestão de manutenção atual da BSC, ou seja a SINDUS Vai mandar nos executantes que são da BSC,veja só é raposa tomando conta de galinhas"! Isto por enquanto, porque o objetivo da BSC é terceirizar num futuro próximo todos os executantes.

A então BSC, Que já teve várias razões sociais como: KCB, Klabin Bacel e Bacel, até então sempre teve seu quadro de manutenção primarizado desde os anos 90 e agora por capricho do seu diretor geral com o simples objetivo de suprimir os direitos de vários pais de família, que foram conquistados a duras penas durante estes longos anos.

Reduzir custos é uma busca incessante de quem produz, mas a BSC com certeza reduzirá custos, cortando as mordomias de alguns, combatendo os desperdícios, implantando o calendário de Manutenção Preventiva com visão de curto, médio e longo prazo, e não fazer manutenção na base do roda até quebrar, causando danos nos equipamentos, custo alto de homem/hora, acidentes e consequentemente perda de produção.