veracelA Veracel celulose após inúmeras reuniões ameaça de greve fecha acordo data base novembro de 2012. Em assembléias com votação secreta realizadas na portaria principal da empresa no período de 07 a 10 de maio do corrente ano, a proposta foi aprovada com 73,5% dos votos válidos. Apesar de os trabalhadores terem como bandeira de luta a conquista do prêmio de férias, decidiram adiar o pleito para a próxima data base novembro de 2013, até porque esta cláusula já está inserida em vários acordos da categoria papeleira da Bahia. O sindicelpa-Ba e os trabalhadores da Veracel não vai esquecer das palavras proferidas pelo seu diretor presidente, em todas as entrevista que concede, que a Veracel é uma das produtoras de celulose com o menor custo do mundo. Este feito com certeza acontece graças ao empenho e compromisso de seus trabalhadores, que em contra partida quer sua parte. As estatísticas reafirmam o crescimento do mercado de celulose no Brasil e no mundo em 2013 e o Recorde de produção na Veracel em 2012, não condiz com as alegações feitas pela empresa para não atender as reivindicações justas de seus trabalhadores. Proposta aprovada pelos trabalhadores: Reajuste Salarial 7,4%; Abono de uma única vez R$1.500,00; Cesta Básica R$ 200,00, Congelamento no reajuste do Plano de Saúde e manutenção de todas as cláusulas do acordo anterior.

Vale apena salientar que ainda está pendente o acordo de turno que venceu em 31/01/2013, que até o presente momento, só aconteceu uma reunião.

E a PLR de 2013, a empresa ainda não convocou a comissão para discutir as metas e definir a premiação. Os trabalhadores (as) estão contando com o adiantamento da PLR agora no mês de junho, como é praticado em todos os anos.