Produção começou em 2009, há pouco mais de quatro meses
27/5/2013 - Em menos de 50 meses de operação, a unidade da Fibria em Três Lagoas (MS) produziu cinco milhões de toneladas de celulose. Devido ao curto prazo, o fato é considerado inédito mundialmente. “O que torna o fato especial é a produção em um prazo tão curto: quatro anos e um mês de operação”, explica o gerente de produção de celulose, Alexandre Figueiredo. A capacidade de produção é de 1,3 milhões de tonelada de celulose de fibra curta por ano.
A celulose fabricada na unidade é destinada à produção de papéis para imprimir e escrever e para fins sanitários e de higiene. Do total da produção na Fibria no Estado 14% é destinado ao mercado interno, sendo que a maioria é para atender a fábrica da International Paper. Outros 86% é destinado à exportação, principalmente para Europa e Ásia. “Os resultados positivos trazem a confirmação de que temos um time preparado e traz a certeza de novas conquistas”, afirmou o gerente-geral da unidade, Renato Ottoni.
Auto-suficiência em energia
No início deste ano, a unidade elevou sua produção de energia excedente para 50 megawatts/hora, o suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 200 mil habitantes. Isso possibilitou maior aproveitamento da biomassa gerada no processamento da madeira que além de atender a demanda da unidade proporciona uma menor emissão de poluentes atmosféricos.
Celulose Online